domingo, 20 de outubro de 2013

Autoestima


Muito da nossa baixa auto-estima origina-se na maneira como encaramos as nossas falhas e os nossos pecados. Não gostamos de nós mesmos por causa das coisas erradas que fazemos ou da nossa forma errada de ser. Também podemos ter uma baixa auto-estima se aceitamos a opinião dos outros a nosso respeito. Eles podem estar errados! Ás vezes pensamos mal de nós mesmos e os outros concordam.


Mas Deus olha aquilo que podemos ser! O Nosso Deus é o Deus do potencial. Ele vê o que podemos ser se confiarmos nEle. Leia 2 Pedro 1:4 e 1 João 3:2.

Veja também o Salmo 8:3-5. O problema é que a visão que temos de nós mesmos pode ser muito distorcida. Geralmente acabamos nos extremos. Se essa é a situação, como você poderia ver-se a si mesmo com clareza?

Algumas sugestões:

  1. Total honestidade. Faça uma lista daquilo que gosta em você mesmo, e do que não gosta. Não deixe que ninguém veja sua lista!
  2. Pergunte a pessoas que você valoriza e nas quais confia. Certifique-se de que o momento é certo, é claro, mas tente obter opiniões de pessoas que serão sinceras com consigo.
  3. Pense sobre o seu passado e presente, as suas realizações e as suas falhas. As falhas não são necessariamente más. Lembre-se que provavelmente aprendemos mais através de nossos erros do que com as vezes que acertamos.
  4. Chegue a uma conclusão sobre o que o perturba mais em você mesmo. Pense numa maneira de mudar isso. Decida se realmente quer mudar.
A nossa natureza pecaminosa pode destruir a nossa auto-estima, principalmente se pensarmos que Deus também está contra nós (Romanos 3:10). Mas, Deus está contra o pecado e não contra si.
Deus valoriza-o como um amigo especial e único em todo o Seu vasto Universo.

Valemos tanto para Deus que Lhe custámos um alto preço. Pense... não há ninguém igual a nós no universo inteiro. Somos indivíduos e Deus não quer perder nenhum de nós. A nossa auto-estima é um tipo de fotografia mental que temos de nós mesmos, mas, a nossa visão é influenciada pelas nossas experiências passadas e pela nossa história de vida. Olhamos para trás e desejamos ter feito algumas coisas de forma diferente mas até certo ponto, aquilo que fizemos tornou-nos no que somos hoje.

Então, o que é auto-estima cristã? É desejar ser a melhor pessoa que for possível em todos os aspetos e principalmente em relação a Deus.

Lembre-se de que a auto-estima não é orgulho; não é olhar para nós mesmos e achar que somos pessoas maravilhosas. Ao invés disso, é olhar para nós mesmos e agradecer tu
do que Deus realizou por nós, e em nós.

Adaptado de: http://www.bibliaonline.net/estudos/?acao=tema&estudo=6&licao=2

Mais sobre auto estima em: O meu bem maior

Sem comentários:

Enviar um comentário