sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como Deus me pode ajudar


Para que serve acreditar em Deus? O que Ele pode fazer por mim?

Estas são questões naturais em qualquer ser humano. O tema claro é muito vasto, aqui certamente está muito incompleto, mas para o tornar prático no contexto de grupo em que ele vai ser apresentado vamos partilhar algumas coisas de uma forma muito resumida:

1. Deus restitui-nos valores perdidos.

A melhor fonte de inspiração e ensino sobre conduta de vida é a Palavra de Deus. Sem Deus, valores como a humildade, a sabedoria, o nosso modo de lidar com as outras pessoas, a felicidade e a realização pessoal vão-se perdendo. A sociedade constrói cada vez mais a sua prosperidade baseada em fatores económicos, posição social, bens adquiridos e luxos, e quando isso se desmorona, ou não é alcançado, as pessoas adoecem. O livro de Deus ensina-nos imenso sobre aquilo que realmente é relevante para a vida de um homem e de uma mulher.

Tiago 4:1-3 "Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."

2. Deus remove a nossa culpa

A culpa e o remorso são extraordinariamente destrutivos da nossa motivação e auto-estima. Todos passamos por momentos difíceis e até dramáticos na nossa vida e com o tempo podemos dar lugar a pensamentos sobre o que “poderíamos ter feito diferente” ou determinado erro que podíamos ter evitado. Circunstâncias de momento, precipitações a falta de sabedoria levam-nos muitas vezes a cometer atos impensados ou a dizer coisas que mais tarde nos arrependemos.
Quando Jesus entra no nosso coração uma paz imenso também inunda o nosso ser. Uma boa terapia pode ajudar-nos fisicamente, emocionalmente e psiquicamente, mas só Deus pode remover a nossa culpa, porque Jesus levou essas nossas transgressões para a cruz.

I João 3:20 “…porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.”

3. Deus dá-nos coragem.

Deus dá-nos coragem para enfrentar os nossos adversários e desafios. A Bíblia está cheia de exemplos de como homens normais enfrentaram os seus gigantes e conseguiram alcançar coisas incríveis.

Eph 6:17-20 “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar”.

4. Deus dá-nos fé.

Somos humanos, logo somos frágeis. Fomos criados para funcionar em sintonia com o nosso Criador e por isso colocá-lo de parte da nossa vida é uma absoluta tolice pois ficamos amputados de uma das suas maiores dádivas: a fé. A fé, doseada com a Sua Palavra, faz-nos com que as montanhas mais difíceis sejam transpostas.

Mateus 17:20 “Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.”

5. Deus protege-nos de enganadores.

Uma das coisas que traz prejuízo à nossa vida é sem dúvida as más influências, más companhias e os vigaristas. Deus pode ajudar-nos a nos livrarmos dessas pessoas.

Provérbios 2:12 “… para te livrar do mau caminho, e do homem que diz coisas perversas.”

Alguns links com conteúdos interessantes de conselhos de Deus para a vida:


O pior de todos os pecados


A sabedoria produz felicidade


Preguiçosos viciados no trabalho


Amigos fantásticos


Antídoto para cobras



Remédio para raivosos

Sem comentários:

Enviar um comentário