domingo, 22 de dezembro de 2013

O sofrimento



Qual a razão porque sofremos? Esta é a pergunta que encabeça muitos artigos religiosos e tema de muitos livros. A Bíblia não tem resposta a esta pergunta mas tem esperança para aquele que sofre. 

O sofrimento é um problema universal e afeta a nossa vida de formas mais ou menos intensas, por vezes durante bastante tempo e lamentavelmente muitos sofrem durante toda a sua vida.

O sofrimento é arma de arremesso contra Deus, tornando-o culpado das injustiças cometidas contra os seres humanos, especialmente as crianças, e também é responsabilizado pelas catástrofes que acontecem pois muitos inocentes sofrem e perecem nesses acidentes climatéricos. O sofrimento é um instrumento de oportunistas como bruxos, cartomantes e líderes religiosos que iludem as pessoas que estão desesperadas, prometendo-lhes, a troco de sacrifícios e dinheiro, um alívio que nunca chegam a alcançar.

Jó 34:10 "Pelo que ouvi-me, vós homens de entendimento: longe de Deus o praticar a maldade, e do Todo-Poderoso o cometer a iniquidade!"

Muitos líderes religiosos tentam aliviar os seus fieis fazendo-os crer que o sofrimento é da vontade de Deus, que o sofrimento os faz chegar mais perto de Deus, mas a Bíblia não diz isso. Deus não pratica o mal, nem qualquer penitência nos faz chegar mais perto d’Ele. Ao contrário, são muitas as passagens bíblicas que nos mostram que Deus vê o sofrimento humano e se inquieta por essa causa.

O sofrimento é o resultado da escolha humana. Sofremos quando erramos e como se isso não bastasse, demasiadas vezes, fazemos vítimas ao nosso redor por causa de um único erro cometido. Uma criança pode sofrer por ser vítima de um pai ou mãe embriagados ou por causa de um acidente cometido por um condutor inconsciente.

Conhecemos algumas causas do sofrimento mas não todas. Se não lavarmos os dentes eles apodrecem e nos causarão dor. Se formos conscientes, vamos à nossa memória e descobrimos a causa, mas se fomos maltratados quando éramos crianças por mais que indaguemos a nossa memória dificilmente vamos conseguir descobrir o porquê.

Inevitavelmente este é um tema que nos conduz à Bíblia e a Deus. O que crêm em Deus são mais pacientes e resistentes no seu sofrimento porque têm uma esperança e sabem que entre causas naturais que podem ou não ter solução duradoura, também que há causas espituais.

I Pedro 5:8,9 "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo."

Uma querida irmã da nossa igreja local recentemente disse-me que o seu médico psiquiatra confessou-lhe que tem vários pacientes que são evangélicos e que eles são mais felizes e alegres que os demais, além de que são mais cumpridores e pacientes nos tratamentos que lhes são propostos.

Salmos 32:10 "O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca."

Sofrer sem Deus na nossa vida é muito mais complicado que ter uma dificuldade que nos ultrapassa e não ter qualquer esperança.

II Coríntios 4:7,8 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados.”

Há sofrimento físico e psíquico. Um afeta o outro e, se a médio prazo, o primeiro não for resolvido a pessoa pode começar a sofrer dos dois em simultâneo. O mais doloroso pode ser o sofrimento físico mas o psíquico pode ser o mais prolongado e destruidor pode ter sido causado por abandono, negligência, palavras agressivas e desprezo. Uma traição conjugal causa também muito sofrimento e uma baixa auto-estima também pode causar muita angústia porque a pessoa não adquiriu as defesas necessárias na sua infância e adolescência para sobreviver num mundo hostil.

"Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, de Deus que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Salmos 43.2-5.

Podemos ter muitas perguntas na vida, sobre o sofrimento e não só, mas precisamos de olhar para o futuro também e agarrarmo-nos a Deus que nos dá uma eterna esperança.

Lembro-me de uma história que li sobre um missionário que quando lhe foi perguntado sobre a razão de precisarmos de Deus na nossa vida, ele ilustrou com uma lagarta que encontrou no caminho. Juntou algumas palhas secas em círculo à volta da lagarta e pegou-lhes fogo. A lagarta olhou em volta e sentindo-se cercada pela impossibilidade de escapar olhou para cima, e então, o missionário estendeu-lhe um dedo e a lagarta foi salva do fogo.

Salmos 121:1,2 "Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra."

Sem comentários:

Enviar um comentário