quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Seis fases do crescimento


O crescimento não cessa quando atingimos certa estatura física ou de idade e que nos capacite para uma vida autónoma sem auxílio dos nossos progenitores. Queiramos ou não iremos continuar a aprender, umas vezes porque atendemos ao que nos foi ensinado e outras com os nossos próprios erros.

A proposta cristã para o crescimento ou desenvolvimento pessoal é no mínimo interessante, pois aponta para valores e princípios. A descoberta na Bíblia de algo ainda mais valioso pode também fazer parte do teu processo de descobertas e isso sim, será ainda mais aliciante na tua vida.


1. Crescer na Palavra.

“Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!” Hebreus 5:12

Assim como um filho cresce observando o seu pai, também um discípulo cresce observando o exemplo dos homens que na Bíblia procuravam andar com Deus. Conhecer as histórias da Bíblia é diferente de conhecer os princípios que as suas vivências nos transmitem. A Bíblia pode apenas ser conhecida e lida como o fazem a generalidade das pessoas sejam elas curiosas ou críticas. Mas se abrirmos o nosso coração, a Bíblia, cujo autor está vivo desde que ela foi escrita, pode levar-nos a explorar uma imensidão de riquezas e conduzir-nos por um caminho seguro, e de paz. Se a lermos com uma mente aberta o próprio Deus encarrega-se de nos trazer entendimento sobre aquilo que lemos, através do seu Espírito Santo. Nesse instante o livro deixa de apenas ser uma Bíblia (conjunto de livros) para passar a ser a Palavra de Deus.

2. Crescer na fé.

Romanos 10:17  "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."

Crescer na fé faz parte do crente em Cristo. À medida que o crente desenvolve os seus conhecimentos sobre a Palavra de Deus e explora as diversas disciplinas, como, história, profecia, poesia, a vida de Jesus, o início da igreja, é inevitável também que a questão da Salvação eterna seja equacionada porque afinal essa é a grande questão central da Bíblia: a salvação da humanidade a começar por mim próprio.

3. Crescer no conhecimento.

Provérbios 9:10  "O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento."

O conhecimento faz parte do desenvolvimento humano. Um erro vulgar entre os mortais é parar de crescer no conhecimento e desenvolvimento pessoal. É por isso que encontramos muitas pessoas que se arrogam conhecedores de toda a verdade achando-se donos até da própria moral como se fossem deuses, eles próprios.

O conhecimento faz-nos conferir o certo com o errado, uma vez que, conhecendo melhor a Deus, acabamos por conhecer o seu propósito para a nossa vida.

4. Crescer na sabedoria.

Provérbios 10:13 "Nos lábios do entendido se acha a sabedoria; mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento."

A sabedoria é melhor que o conhecimento. Sabedoria é a arte, ou a capacidade, para aplicar o conhecimento. De pouco serve uma formação académica se o seu usuário não for uma pessoa educada, com auto-controlo e tolerante.

A sabedoria adquire-se de forma diferente do conhecimento. A sabedoria é algo que nos apaixona; não é sacrificial a sua aquisição; não exije que se decore fórmulas ou frases feitas. É libertadora das nossas razões, causas e raivas.

5. Crescer na graça.

A graça é um estágio avançado da sabedoria e que só pode ser adquirida por concessão de Deus. A graça é uma invenção de Deus porque o homem só conhece a vingança. Graça é mais que tolerância, e só quem conhece Deus é que consegue falar dela porque também não a deve ensinar quem não a souber viver.

“Graça é Deus dar-nos o que nós não merecemos; misericórdia é Deus não nos dar o que nós merecíamos.”; esta é a frase mais conhecida para comparar graça com misericórdia, mas graça é algo muito mais profundo e ilimitado.

Graça é a oportunidade que se dá aos falhados, às vítimas e aos ofensores; a graça supera todas as barreiras e todas as dores. A lei faz-nos andar numa vereda, a graça faz com que a oportunidade de fazer o bem surja enquanto caminhamos nela.

Efésios 2:8-10 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas."

6. Crescer na maturidade.

I Coríntios 13:11 “Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

O tempo da meninice nunca acaba para alguns. Cada estágio é uma conquista que requer perseverança, estudo, abdicação do sofá e de muita coisa inútil que nos distrai de subirmos os degraus que nos conduzem à maturidade plena. Os resultados também não se alcançam de uma forma obsessiva, há que aprender a ligar com os fracassos pois eles poderão ser instrumentos para nos voltar a colocar na vereda certa.

Efésios 4:13 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário