quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bebidas alcoólicas e o emagrecimento


A ingestão de bebidas alcoólicas provoca uma pausa na “queima” das gorduras pelo fígado. O fígado funciona como uma fábrica de transformação de nutrientes mas também como uma indústria de reciclagem de produtos tóxicos que poluem o organismo, mas a sua capacidade tem limites.

O álcool é a substância tóxica comum em todas as bebidas fermentadas e destiladas. Assim sendo, não há bebidas que são boas para a saúde e outras que sejam más. O agente nocivo, denominador comum a todas elas, chama-se álcool.

As bebidas alcoólicas são comuns em festas, convívios e refeições, mas também em locais onde a sua presença é desadequada: na estrada, no trabalho e na escola. Estas bebidas podem proporcionar momentos de convívio e alegria mas também de farsa, violência e mentira. Os amigos verdadeiros formam-se, e as relações autênticas são mais duráveis e honestas, quando esta substância não está presente.

As bebidas alcoólicas têm efeitos diferentes em indivíduos diferentes e depende de quantidades diferentes de ingestão: uns ficam muito emocionados, outros ficam muito divertidos e outros ainda, manifestam-se com ações de violência psíquica (verbal) e física.

Mas há consequências que são comuns a todos os seres humanos: o álcool tem sempre um efeito maior ou menor, visível ou invisível, no corpo humano. A gordura é inevitavelmente acumulada pelo organismo em maior ou menor quantidade, obviamente.

Com a chegada do verão as pessoas ficam obcecadas com a perca de peso. As mulheres não querem comprar um “bikini” de tamanho superior e os homens não querem exibir a barriga. Para evitar isso, todos os conselhos relacionados com o emagrecimento são válidos, mesmo os que têm um efeito contrário, como aqueles que recomendam o consumo de vinho ou de cerveja.

Antes de mais, cuidar da saúde e ter o peso certo é bom, mas a nossa vida não pode girar em torno desta questão. O mais importante é que nos sintamos bem e que não troquemos as coisas que são importantes pelas que são efémeras e banais. Portanto, o melhor mesmo, é manter um ritmo constante de vida sem as oscilações de emergência que podem trazer mais males que benefícios. Se continuar a ler irá perceber que recorrer a soluções como fazer muito exercício físico e comer pouco, não irá resolver o seu problema, quiçá agravar o seu estado de saúde.

As bebidas alcoólicas têm muitas calorias!

“O álcool não tem valor nutritivo porque produz calorias inúteis para os músculos e não serve para o funcionamento das células. Contrariamente aos verdadeiros alimentos, ele não ajuda na edificação, construção e reconstrução do organismo.”

Valor nutritivo do álcool

Também é bom lembrar que as bebidas não têm só álcool. Uma caipirinha, por exemplo, feita com açúcar e frutas, chega facilmente às 300 calorias! O álcool, por sua vez, estimula as glândulas supra-renais aumentando a produção de cortisol e influencia o armazenamento de gorduras na região abdominal. Este desequilíbrio leva a que os consumidores sintam um cansaço anormal e com isso procurem uma alimentação mais açucarada e gordurosa, incorrendo neste engano vicioso: álcool, cansaço, comida, álcool…; o mesmo acontece com os rins: álcool, expulsão de urina, sede, álcool…

O álcool tem efeitos sérios sobre o pâncreas.

“O consumo excessivo de álcool é uma das principais causas da pancreatite, uma inflamação do pâncreas que tanto pode ser ligeira como fatal. Uma dor intensa na região superior do abdómen, que irradia para as costas, pode ser o primeiro aviso de que algo vai mal com o pâncreas. Dor que, com frequência, agrava após uma refeição abundante, sobretudo à base de gorduras.”


“As células precisam de glicose (açúcar) e insulina para funcionar corretamente. A glicose vem do alimento que comemos e a insulina é produzida pelo pâncreas. Quando a pessoa ingere bebidas alcoólicas, o pâncreas pode parar de produzir insulina por um curto período de tempo.”


O álcool diminui a capacidade do corpo de queimar gordura

As capacidades do corpo para armazenar o álcool são limitadas. Como o álcool é tóxico para o organismo, o nosso corpo tem que se livrar dele o mais rapidamente possível e isso implica que os órgãos tenham que se adaptar a um esforço extraordinário no seu funcionamento. O fígado, um dos principais órgãos do aparelho digestivo habitualmente empenhado em regular, metabolizar e armazenar nutrientes preparando-os para serem utilizados pelo organismo, na presença do álcool, irá ocupar-se quase prioritariamente na sua eliminação abandonando temporariamente a “queima” da gordura.

O álcool prejudica a síntese proteica.

Não adianta fazer musculação e consumir abusivamente bebidas alcoólicas. Além dos factos já referidos o álcool afecta a síntese proteica, processo de agregação dos aminoácidos para formar proteínas. O consumo excessivo de álcool pode atrapalhar esta transformação até 20%. Como os nossos músculos são formados por proteínas, aqui se percebe com facilidade como este comportamento (de consumo de álcool) é limitador do desenvolvimento e fortalecimento pretendido.

O álcool inibe a produção de testerona.

A testosterona é a principal hormona sexual masculina fabricada nos testículos do homem e em menor quantidade nos ovários e glândulas supra-renais da mulher. Esta hormona é essencial para o fortalecimento muscular e o álcool diminui essa produção. É frequente encontrar indivíduos alcoólicos afectados na sua função eréctil por este motivo.

O álcool desidrata o organismo.

Este é um dos efeitos mais conhecidos quando se consome álcool além das doses aconselhadas. O álcool tem um efeito diurético e os rins também desempenham o seu papel na sua eliminação: recolhem de todo o sistema a maior quantidade de água para conseguir tão depressa quanto possível a eliminação do tóxico nocivo.

A desidratação afecta todos os processos químicos que são necessários ao funcionamento normal do corpo humano INCLUSIVE, conforme já se percebeu a eliminação, ou queima, de gorduras.
 
O álcool afecta o sono.

O álcool pode ajudá-lo a adormecer mas não lhe dará um sono de qualidade. Um descanso correcto e tranquilo é essencial para a recuperação de energia e reconstrução muscular!

“Para Chris Idzikowski, diretor do Centro do Sono em Edimburgo, na Escócia, bebidas alcoólicas não são úteis para se conseguir uma noite mais tranquila. "O sono pode começar mais profundo, mas então é interrompido. Além disso, o sono mais profundo provavelmente vai levar ao ronco e piorar a respiração", afirmou. Idzikowski também alerta para o fato de o álcool deixar a pessoa desidratada e fazer com que ela acorde para ir ao banheiro.”

Efeitos do álcool no sono e descanso

O álcool, portanto, perturba os estágios de sono e por consequência a recuperação muscular.


Por fim alguns resumos essenciais: o álcool interfere na absorção de muitas vitaminas e minerais importantes; o álcool contribui para o armazenamento de gordura; o álcool possui uma densidade calórica elevada porém de valor nutritivo absolutamente nulo, além de que, a sua presença concentra atenção quase exclusiva de muitos órgãos do nosso corpo.

Para concluir convém sublinhar que os problemas relacionados com o álcool não são apenas uma questão a que apenas os alcoólicos ou os bebedores excessivos estão expostos. O álcool afecta a nossa vida com maior ou menor gravidade de acordo com a nossa exposição ao produto e a nossa própria vulnerabilidade.

Muitas pessoas não se dedicam a aprofundar estas questões mas são mais vulneráveis a propagar mentiras sobre as bebidas alcoólicas muito mais do que os próprios alcoólicos. O viciado em álcool já conhece as consequências da sua apetência pela bebida e por outro lado evita expor-se desnecessariamente. A questão da desmistificação das mentiras sobre o álcool é portanto uma questão desamparada e sem adeptos de relevo, pois dizer alguma coisa “contra” o álcool não é de todo popular.

A opção de consumir álcool, ou não, é uma decisão pessoal. Agora, que não se invoque que o vinho ou a cerveja emagrecem, para favorecer as indústrias do álcool ou justificar uma apetência pela bebida, a qual é também uma opção legítima, que esperamos consciente.

Se escolher beber, se escolher emagrecer, se escolher ambas as opções, tome em consideração a verdade dos factos, mas acima de tudo SEJA SAUDÁVEL!

Samuel Dias


Sem comentários:

Enviar um comentário