quarta-feira, 22 de julho de 2015

E venha vinho!


Com o aproximar da nova época, os treinos e as ferras vão-se intensificando, bem como (e sendo o mais importante) o convívio entre toda a família do GFAS. Depois de um extraordinário fim-de-semana passado por terras do Ribatejo, aqui ficam algumas fotografias como “recuerdo”!

É com este texto que o Grupo de Forcados Amadores de Santarém faz a apresentação das fotos dos seus treinos. Duas destas fotos apresentam jovens a ingerir álcool como parte da actividade do treino regular.


Estas imagens indignas obrigam-nos a fazer um esforço para encontrar as palavras certas para denunciar mais este atentado à saúde pública e que reflecte a ignorância científica sobre as consequências do álcool em actividades físicas e a pobreza cultural em que nesta matéria este país ainda se encontra.

A primeira inquietação que ocorre é a segurança dos elementos que compõem o grupo e, de seguida, as alterações comportamentais que posteriormente se reflectem em violência sobre os animais.

O consumo de álcool em grupo por parte de quem o promove é só por si um acto censurável de pressão sobre os restantes indivíduos, pois faz com que cada elemento fique sem opção e evite ser exposto a um complexo de rejeição pelo grupo. Não podemos avaliar qual a motivação dos responsáveis do GFAS que está por trás desta incitação ao consumo colectivo de bebida alcoólica mas podemos com facilidade perceber as consequências desta imprudência:

- Ficarão mais desinibidos e adoptarão um comportamento de risco mais acentuado expondo a sua integridade física à vulnerabilidade, assim como a dos outros elementos do grupo;
- Adoptarão um comportamento mais agressivo para com as suas vítimas, os animais;
- Adoptarão um comportamento de exibicionismo, repartindo a sua concentração entre o animal e o público;
- Ficarão fragilizados fisicamente, pois o consumo de álcool tem consequências imediatas sobre o controlo muscular, reduz os reflexos e a acuidade visual!

A médio e longo prazo, entre os elementos que foram regados com vinho neste fim-de-semana, e pelos vistos em todos os treinos, encontraremos alguns deles a debater-se com o vício do álcool e serem causa de negligência e violência nos seus lares. Problemas nos seus empregos e na condução de qualquer máquina que lhes seja confiada estão também entre as consequências prováveis e inevitáveis.

Não é difícil presumir que este comportamento é o resultado de mitos sobre o álcool que continuam enraizados na cultura tauromáquica "e venha vinho" e no nosso povo: que o vinho dá força; que faz bem ao coração; que dá saúde; etc., conceitos errados e que agora são reforçados por informação insidiosa que prolifera na Internet.

O álcool faz com que o ser humanos perca o respeito por si próprio, pelos outros e, como aqui se vê, também pelos animais!


Sem comentários:

Enviar um comentário