domingo, 9 de agosto de 2015

José Augusto Pontes


"José Augusto Pontes nasceu em Torre de Moncorvo a 22 de Novembro de 1922. Depois de concluir o ensino básico começou a trabalhar, primeiro como aprendiz de alfaiate, depois já no Porto, foi Marçano e mais tarde trabalhou num armazém de azeites. Em 1941 casa-se com Maria Emília de Jesus, com quem tem 6 filhos. No ano seguinte começa a trabalhar na fábrica de Estamparia de Lavadores e é aí, que o seu colega José Maria de Azevedo lhe diz que a salvação é somente pela fé em Jesus e oferece-lhe um exemplar do Novo testamento. 


Interessado nas coisas espirituais, mas ainda cego espiritualmente, o jovem José Pontes é convidado a escutar uma pregação ministrada pelo Missionário inglês Eric Barker e fica profundamente tocado. A pregação terá sido baseada nas palavras de Jesus narradas em João 5:24: “Na verdade, na verdade vos digo que ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

Com 19 anos de idade, José Augusto Pontes ouviu e creu na palavra viva de Deus. Ali mesmo, recebeu Jesus Cristo e o dom da vida eterna. Nunca mais a sua vida foi a mesma. Mesmo desprezado e ostracizado por alguns familiares e colegas da fábrica por ser “protestante”, jamais cessaria de dar testemunho da sua fé em Cristo e de partilhar com todos o Evangelho da graça de Deus.

O Irmão Pontes era um dos membros mais antigos da Igreja Evangélica em Alumiara, onde sempre congregou e se conservou fiel. Foi uma referência exemplar como Ancião e com um ministério abençoado e de pregação e evangelismo. Pregou em diversas igrejas de denominações em Portugal, em Angola e no Brasil. Sempre o caracterizou uma visão ampla e abrangente, liderando e envolvendo-se com muitas organizações e associações evangélicas. Participou em diversas conferências missionárias, nomeadamente na Suíça e em 1996 numa conferência com Billy Graham na Holanda. Em 1991 visitou Israel, tendo ficado maravilhado por pisar as terras onde andou o Senhor Jesus.

O irmão Pontes partiu para a presença do Senhor no dia 23 de Junho de 2015 com a bela idade de 92 anos. Ficam gravadas no nosso coração as muitas palavras de incentivo, edificação e amor com que nos abençoou. Sabemos que agora ainda está melhor., pois à semelhança do Apóstolo Paulo, o Ir. Pontes tinha a certeza que para os crentes “o viver é Cristo e o morrer é ganho” (Rm 1:21. A Deus toda a Glória!"

(Extraído do folheto de culto de acção de graças em memória do Ir. Pontes em 1 de Agosto de 2015 no auditório da escola Secundária Inês de castro em Canidelo.)

Nota de honra da Cruz Azul:

O irmão José Augusto Pontes foi um dos fundadores da Cruz Azul de Portugal. O seu entusiasmo e empenho perdurou até ao fim da sua presença entre nós.

Desde a fundação da instituição em 1986 e até hoje, a Igreja Evangélica de Alumiara através do seu corpo de anciãos e membros da comunidade, apoia a Cruz Azul sendo por isso a igreja mais antiga, e presente, no desenvolvimento deste ministério.

Agradecemos o convite para estarmos presentes nesta cerimónia de boas memórias e juntamo-nos a todos os que, gratos, louvam a Deus por este preciso presente à comunidade evangélica em Alumiara, à cidade de Vila Nova de Gaia e à comunidade evangélica nacional, pois muitos foram influenciados pela vida deste grande e generoso homem.

Eu, pessoalmente, 
por ser um elemento novo e desconhecido por todos preservo uma gratidão especial pela forma como fui abraçado e aceite, numa ocasião em que a Cruz Azul se encontrava numa situação difícil de recuperação da sua credibilidade.

Eterno agradecimento e curta saudade, pois em breve nos reencontraremos.

Samuel Dias








Sem comentários:

Enviar um comentário