terça-feira, 2 de agosto de 2016

Linhas orientadores dos grupos de apoio Cruz Azul



1. Visão: A Cruz Azul é um movimento cristão global que intervém na questão do álcool e outras drogas, procurando melhorar a qualidade de vida através do verdadeiro amor, fé e liberdade.

2. Missão: Tem como princípios e objectivos: enfatizar o trabalho com a ajuda de Deus e a Sua Palavra; afirmar que a verdadeira liberdade vem através da fé em Jesus Cristo; promover a abstinência como uma ferramenta básica para prevenir e ultrapassar a dependência do álcool e outras drogas; enfatizar a importância da abstinência como uma escolha pessoal e um acto de solidariedade; promover eventos sem álcool e outras drogas.

3. Propósito: Buscamos uma LIBERDADE autêntica que nos permita crescer e VIVER harmoniosamente em FAMÍLIA e na COMUNIDADE de forma a AJUDAR outros a alcançar os mesmos VALORES.

4. Conceitos básicos:

LIBERDADE

Liberdade é uma das maiores aspirações de povos, grupos sociais e até mesmo de indivíduos. Muitas pessoas vivem privadas da sua liberdade, quer por causa de substâncias; dos comportamentos compulsivos e obsessivos de outros; ou dos nossos medos e inquietações. Desejamos alcançar uma liberdade total, vivida com responsabilidade por nós próprios e pelos outros.

VIDA

A vida é um bem inestimável dado por Deus. Queremos viver a vida em toda a sua plenitude, em harmonia connosco próprios; com os outros; e com Deus.

FAMÍLIA

A família é o nosso ambiente natural e também a nossa prioridade de investimento. Para sermos melhores membros de uma família necessitamos de fazer um investimento contínuo em nós próprios; nos nossos valores e escolhas; gerir bem as nossas finanças e o nosso tempo. Promovemos estilos de vida familiar saudáveis a nível espiritual, social e psicológico.

COMUNIDADE

A comunidade que nos envolve, a nossa rua, os nossos amigos, a nossa igreja ou até mesmo o nosso mundo, influencia-nos e precisa de nós. Precisamos das ferramentas adequadas para nos sentirmos realizados na construção de um mundo melhor à nossa volta. Promovemos a inclusão do indivíduo em meio ambiente livre de tóxicos e de comportamentos nocivos à liberdade pessoal através da ajuda-mútua, abstinência, acções de formação e prevenção, da motivação para uma mudança de carácter, da formação e capacitação, com fé e com a ajuda de Deus.

AJUDA

Não somos auto-suficientes em tudo o que diz respeito à nossa vida. Necessitamos de ajuda e também temos muito para partilhar com os outros.

VALORES

Os nossos valores são adquiridos através da Palavra de Deus e de Jesus o qual desejamos que se torne a influência que orienta as nossas vidas e nos guie até à completa liberdade. Os nossos princípios e valores genéricos: Honestidade; Respeito; Confidência; Liberdade; Elogio; Sensibilidade; Ajuda; e verdade.

5. Áreas de intervenção:

As preocupações das famílias e dos indivíduos rodeiam os seguintes temas base:

1. Família;
2. Relacionamentos e desenvolvimento pessoal;
3. Comportamentos disfuncionais.

No que diz respeito aos comportamentos de vício ou desordens compulsivas:

Vícios - alcoolismo, drogas ilícitas, tabaco, internet, jogo;
Fúria e violência doméstica;
Doenças crónicas;
Relacionamentos / co-dependência;
Depressão;
Divórcio;
Partilha de sofrimento;
Bulimia / Anorexia;
Gestão de dívidas / finanças.

6. Formação

A formação é fundamental na nossa estratégia. Precisamos de motivar cada participante a tornar-se num indivíduo relevante para a sua família e sociedade, proporcionando-lhe as ferramentas necessárias para servir a comunidade local, organizações e grupos informais. Fornecemos também formação e capacidade para intervir em prevenção primária, na recuperação do indivíduo e na integração social.

7. Estratégia

Autonomia dos grupos:

Cada grupo é autónomo e depende de uma comunidade cristã ou da Cruz Azul e desenvolve características internas próprias. Porém partilhamos uma solução comum, que na fé em Jesus Cristo está o verdadeiro caminho para alcançar a nossa visão e realização pessoal. O que não podemos fazer sozinhos, podemos alcançar através da ajuda uns dos outros.

Abordagens nos grupos.

Todos os grupos de apoio funcionam com algumas regras elementares e que são mais ou menos comuns entre as instituições que lidam com esta importante área de intervenção social. O que se pretende é que os participantes tenham liberdade para se expressarem e que todos respeitem sigilosamente as dificuldades e confissões de cada um.

Reuniões.

A reunião é de partilha e diálogo espontâneos. Contudo todos os elementos, especialmente os novos, devem conhecer as “boas regras” de convivência para que ninguém saia aborrecido com algum diálogo pois o respeito deve estar acima das diferenças de opinião. A reunião tem um formato “standard” ao qual se deverá recorrer sempre que for necessário.

Os participantes têm permanentemente disponíveis na internet temas e ideias que podem partilhar na reunião.

A reunião deverá ser semanal e sempre no mesmo e melhor horário de conveniência da maioria dos participantes.

Estratégia de apoio.

A Cruz Azul através dos seus elementos com formação para o efeito dará um apoio mais intenso nos primeiros três meses. Três vezes por ano haverá um seminário colectivo para capacitação de monitores se possível com oradores externos.

I. O começo.

Como vamos fazer isto?

A comunicação nos grupos de apoio.
Problemas na comunicação.

Os grupos necessitam de começar com uma equipa fixa. Os que primeiro comparecerem serão os que irão trabalhar juntos durante um mês. Ninguém poderá entrar no grupo nesse período.

Sem comentários:

Enviar um comentário