quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O projeto que continua


Na década de 90 a Cruz Azul de Portugal, com a cumplicidade da Assembleia de Deus do Fogueteiro e especial empenho do Emanuel Gonçalves, foi notícia, especialmente no Concelho do Seixal, dando que falar nos meios de comunicação social local, autarquias e associações dos arredores. 


A equipa feminina de futebol de cinco e mais tarde a equipa masculina subiam ao pódio em quase todos em todos os campeonatos em que participavam com os clubes associativos da região. As nossas equipas estavam em grande desvantagem pois não tinham um campo de jogos para os seus treinos e tinham que andar sempre de um lado para o outro atrás de um campo disponível.

O que é notável também é que, quase sempre, aquilo em que colocamos o nosso coração hoje e sem darmos conta disso, tem um grande impacto no futuro, e foi assim com eles. Como se sabe, Deus não se mete em questões de deporto, mas sem dúvida que havia uym propósito mais elevado com toda esta dedicação.

Quando a direcção Cruz Azul apresenta em 1999 um projecto à Cãmara Municipal de pedido de um terreno para servir de sede e pólo das suas actividades, fê-lo na hora exacta. A Cruz Azul era então sobejamente conhecida, a par de outras actividades que desenvolvemos, e isso contabilizou a favor de um projecto ainda maior para o seu futuro e hoje estamos a vivê-lo.

Em grande parte, aquilo que temos e somos hoje deve-se a cada um destes rostos. Seria correcto que atribuíssemos uma árvore a cada "canelada" que sofreram e a beleza do espaço às quedas que eles deram.

Este texto não ficaria completo se não honrássemos também o irmão Armindo Gonçalves, recentemente falecido, que foi o massagista, preparador físico e animador de serviço sempre que as coisas não corriam de feição ao Emanuel.

Esta semana fui chamado a ser o "guardião que se segue" das taças que marcaram cada um destes momentos de ouro e glória juvenil. Um dia, que esperamos muito próximo, elas serão de novo exibidas no seu lugar definitivo como prova da gratidão perpétua da organização que eles ajudaram a construir. 


Quem sabe se não nos juntaremos todos para uma nova foto com estes canecos no campo destinado a desporto, o qual  já tem lugar destinado na propriedade.


















Sem comentários:

Enviar um comentário